segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dieta mediterrânea à brasileira



Clima e posição geográfica de países como Grécia, Espanha, Itália, Marrocos, Tunísia e França, fazem com que esses países do mediterrâneo consigam produzir frutas e verduras de excelente qualidade - elas amadurecem sem umidade e preservam uma grande intensidade de cores e aromas.
Esta união de vários tipos de culinária tem muito em comum, o consumo frequente de leite e seus derivados, peixe; e, claro, o uso do azeite de oliva.

A dieta desses países também é conhecida pelo alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes e vinhos. O resultado dessa combinação de sabores faz com que seus habitantes desenvolvam menos doenças e vivam mais.

A grande diferença entre a dieta mediterrânea e a nossa está no baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).
Um estudo apresentado durante o encontro anual da American Society for Reproductive Medicine, nos Estados Unidos, comprovou que a dieta adotada pelas mulheres de países da região do mar Mediterrâneo garante não apenas melhor qualidade de vida, mas também aumenta as chances de sucesso no tratamento de ovários policísticos e de gravidez.
"A dieta do Mediterrâneo sempre foi associada à vida longa. Ela orienta as pessoas a consumirem mais vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, óleos nobres, queijos e iogurtes. Além disso, alguns alimentos são ‘obrigatórios’: tomate, alho, maçã, nozes e vinho. Isso tudo acompanhado de exercícios moderados, mas regulares. A caminhada de meia hora todos os dias é uma grande aliada desse processo de recuperação da saúde", diz Silvana Chedid, especialista brasileira em Reprodução Humana.
Uma nova dieta mediterrânea abrasileirada, que substitui atum, castanhas e azeite extravirgem por alimentos baratos e acessíveis no país, como sardinha, milho, sopa de feijão e tapioca.  Esse é o projeto do HCor (Hospital do Coração), em parceria com o Ministério da Saúde.
A ideia é lançar no país uma dieta com alimentos de baixo custo e presentes na rotina dos brasileiros para a prevenção de doenças cardiovasculares em pessoas que já tiveram infarto ou derrame ou que correm maior risco de sofrê-los por causa de hipertensão e colesterol alto.
Da primeira fase do projeto, que avaliou a efetividade da dieta, participaram 120 pessoas cardíacas do Rio de Janeiro e de seis cidades de São Paulo (incluindo a capital), durante oito semanas.
Metade recebeu as orientações de praxe que são dadas após um evento cardiovascular, como diminuir a quantidade de gorduras saturadas (presentes na carne vermelha, por exemplo).
A outra metade seguiu o material educativo e o cardápio do projeto, os quais classificam os alimentos com as cores da bandeira nacional: verde, amarelo e azul.
A escolha não é à toa: os participantes foram instruídos a montar os pratos de acordo com a predominância dessas cores na bandeira.
Ou seja, a dieta recomenda ter maior quantidade de alimentos verdes (ricos em vitaminas, minerais e fibras), menor proporção de alimentos amarelos (com quantidade considerável de gordura saturada) e uma quantidade menor ainda de alimentos azuis, que contêm mais gordura, sal e açúcar.
"Usamos um aspecto lúdico e critérios factíveis para facilitar a adesão à dieta.  Independentemente do grau de instrução, a pessoa vai identificar o que é bom e qual a quantidade indicada", diz Bernardete Weber, coordenadora da pesquisa do HCor.
Ela afirma que, se os alimentos recomendados forem muito diferentes do que a pessoa come normalmente, é difícil aderir às mudanças.

Resultados:
Segundo ela, os níveis de colesterol dos participantes que seguiram a dieta cardio protetora diminuíram.
Weber cita outro resultado positivo: os pacientes também perderam peso, já que as dietas e as quantidades das calorias diárias foram adequadas para pacientes com sobrepeso ou obesidade.
A segunda fase do estudo é mais ambiciosa: vai envolver cerca de 2.000 pessoas em todo o país, e, mais importante, vai elaborar diferentes dietas respeitando as variações regionais de cada Estado.
Segundo Weber, isso pode incluir castanhas do Norte, suco de uva do Sul e feijão-verde no Nordeste.
Os participantes não serão apenas cardiopatas, mas também pessoas com risco maior de ter um problema cardíaco.


Alimentos Verdes: Ricos em vitaminas e fibras devem ser consumidos em maior quantidade



Amarelos: com gordura saturada, sal e açúcar; sua quantidade deve ser moderada


Azuis: com muita gordura, sal e açúcar, devem ser consumidos em pouca quantidade


Para a dieta mediterrânea abrasileirada temos uma sugestão de cardápio diário:*

Café da manhã/lanche
1 xícara de chá de leite desnatado ou 1 unidade de tapioca sem recheio ou 1 unidade média de maçã, banana ou laranja.
1 pão francês integral/1/2 pão francês ou 2 fatias de pão de forma integral/1 fatia de pão de forma branco ou 2 colheres de sopa de mingau de aveia sem açúcar.
1 colher de chá de açúcar ou 2 colheres de chá de achocolatado ou capuccino em pó ou 2 colheres de geleia caseira de frutas ou mel.

Almoço e Jantar
4 colheres de sopa de vegetais cozidos ou 4 colheres de sopa de vegetais crus.
4 colheres de sopa de arroz ou batata ou mandioca ou macarrão ou massa de milho (polenta) ou 4 colheres de sopa de feijão ou ervilha ou soja ou grão de bico.
1 bife de carne vermelha pequeno ou 1 filé de peixe médio ou atum e sardinha enlatada imersos em água, não óleo.

Alimentos não recomendados:
> Sorvete (massa ou picolé) 
> Chocolate ao leite ou recheado
> Balas, doces e bolos industrializados
> Salgadinhos de pacote
> Biscoito recheado
> Refrigerante e suco industrializado com açúcar
> Molhos industrializados (ketchup, mostarda, maionese)
> Carnes processadas (nuggets, salsicha, hambúrger, sticks de peixe)
> Sopa industrializada
> Alimentos embutidos ou industrializados

*Exemplo de alimentos da dieta elaborada pelo HCor

Matéria retirada da "FOLHA DE SÃO PAULO" Caderno Saúde do dia 2 de julho de 2012

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O Equilíbrio na Mesa






O objetivo do nosso organismo é digerir o alimento e usá-lo para manter seu corpo vivo.  Vamos aqui observar os componentes básicos que fazem parte da nossa alimentação e qual a função de cada um,  e porque são tão importantes para nosso corpo.

1- Carboidratos: Os carboidratos fornecem o combustível básico para o corpo.  Podem ser simples e complexos.  O carboidrato mais simples é a glicose. Fluem na corrente sanguínea para estar disponível a cada célula do nosso corpo. Especificamente, um conjunto de reações químicas na glicose cria a ATP (adenosina trifosfato), e uma ligação de fosfato nas energias de ATP cria a maioria da maquinaria em célula humana.  A glicose é um açúcar simples, por isso tem um gosto doce para a nossa língua.  Há outros açúcares simples dos quais fazemos uso diariamente, como a frutose (principal açúcar das frutas), lactose (açúcar encontrado no leite), maltose (o açúcar encontrado no malte), a sacarose ("açúcar branco" ou açúcar de mesa"), a galactose (obtido pela hidrólise da lactose).
A glicose, a frutose e a galactose são monossacarídeos e são os únicos carboidratos que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea através da parte interna do intestino.  A lactose, a sacarose e a maltose são dissacarídeos e são facilmente convertidos em suas bases monossacarídeas pelas enzimas no trato digestivo (Os monossacarídeos (açúcares simples ou oses) são os glicídios mais simples, que não podem ser quebrados pela digestão. Ex: glicose, frutose e galactose. Os dissacarídeos resultam da união de dois monossacarídeos. Ex: lactose do leite formada por uma molécula de glicose e uma de galactose; e a sacarose (açúcar comum), encontrada na cana-de-açúcar e na beterraba, formada por uma molécula de glicose e uma de frutose).  
Os monossacarídeos e dissacarídeos são chamados de carboidratos simples.  São açúcares, têm sabor doce, são digeridos e entram na corrente sanguínea de forma muito rápida.
Também existem carboidratos complexos, normalmente conhecidos como "amidos".  Amidos são a maneira que as plantas usam para armazenar energia - elas produzem glicose e formam cadeias com estas moléculas para formá-los.  A maioria dos grãos (trigo, milho, aveia, arroz) e alimentos como batatas e bananas são ricos em carboidratos complexos.  
O nosso sistema digestivo quebra um carboidrato complexo em moléculas de glicose para que esta glicose possa entrar na corrente sanguínea.  No entanto, leva muito mais tempo para quebrar o amido.  Um carboidrato complexo integral é digerido muito mais vagarosamente, o que faz com que a glicose entre na corrente sanguínea a uma taxa de apenas duas calorias por minuto, ao passo que, uma lata de refrigerante (que contém muito açúcar) entrará na corrente sanguínea em uma taxa de 30 calorias por minuto.
Os açúcares simples requerem pouca digestão, elevando rapidamente o nível de açúcar no sangue.  Em resposta, o pâncreas produz uma grande quantidade de insulina para evitar que os níveis de glicose no sangue se elevem muito.  Esta grande resposta de insulina, por sua vez, tende a fazer o nível de açúcar cair depois de 3 a 5 horas.  Esta tendência de queda do nível de glicose no sangue pode, então, levar ao surgimento da adrenalina, que por sua vez pode causar nervosismo ou irritabilidade.  O mesmo "efeito montanha russa" de níveis de glicose e hormônios não ocorre depois de comer carboidratos complexos integrais ou após ter uma refeição balanceada, porque os processos de digestão e absorção são muito lentos. 
Pensando bem, isto é muito interessante porque mostra que os alimentos que consumimos podem afetar o humor e o temperamento.  Os alimentos afetam os níveis de hormônios em sua circulação sanguínea por muito tempo.
As funções da insulina são:
> possibilitar que a glicose seja transportada pelas membranas das células;
> converter a glicose em glicogênio para ser armazenada no fígado e músculos;
> ajudar o excesso de glicose a ser convertido em gordura;
> evitar a quebra de proteína pra não faltar energia.
A glicose, portanto é fonte essencial de energia para o nosso corpo, que possui muitos mecanismos diferentes para assegurar que o nível correto de glicose esteja adequado na corrente sanguínea, fornecendo energia que as células precisam para sobreviver.

2- Proteínas: Uma proteína é qualquer cadeia de aminoácidos.  Um aminoácido é uma pequena molécula que atua como um bloco construtor de qualquer célula.  Em relação ao nosso organismo há dois tipos diferentes de aminoácidos: essencial e não-essencial.  Os não-essenciais são aqueles que nosso corpo pode criar a partir de outros produtos químicos encontrados em nosso organismo.  Já os essenciais não podem ser criados, e além do mais, a única forma de obtê-los é através da alimentação.
A origem da proteína de nossa dieta é tanto de fontes animais quanto vegetais.  A maioria das fontes animais (carne, leite, ovos) fornece o que chamamos de "proteína completa", o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais.  As fontes vegetais  geralmente são pobres em proteínas, mas combinadas a diferentes alimentos tornam-se magníficas fontes proteicas.  Alimentos como nozes, feijão e soja são ricos em proteínas.
O sistema digestivo quebra todas as proteínas dos aminoácidos para que eles possam entrar na corrente sanguínea. As células usam os aminoácidos como blocos construtores.


3- Gorduras: Todos nós conhecemos as gorduras comuns que os alimentos contêm.  A carne possui gordura animal, os pães e massas, óleos vegetais, manteiga ou banha.  Alimentos fritos são feitos em óleo quente.  Enfim, existem dois tipos de gorduras: as saturadas e as insaturadas.  As gorduras saturadas são normalmente sólidas em temperatura ambiente, enquanto que as insaturadas são líquidas.
Os óleos vegetais são os melhores exemplos de gorduras insaturadas, enquanto que banhas e manteigas (assim como a gordura animal que vemos em carne crua) são gorduras saturadas. As gorduras insaturadas são, atualmente, consideradas mais saudáveis que as saturadas.
As gorduras que consumimos entram no sistema digestivo e encontram com uma enzima chamada lipase.  A lipase quebra a gordura em partes: glicerol e ácidos graxos.  Esses componentes são reagrupados no triglicérides para serem transportados pela corrente sanguínea.  As células musculares e as células adiposas absorvem os triglicérides para armazená-los ou queimá-los, como se fossem combustíveis.
Precisamos consumir gordura por algumas razões, veja:
> certas vitaminas são solúveis em gordura; a única forma de obtê-las é ingerindo gordura;
> do mesmo modo que há os aminoácidos essenciais, há os ácidos graxos essenciais (por exemplo, o ácido linoleico, usado para produzir as membranas das células); o nosso organismo não produz sozinho, só poderá ser obtido através da alimentação;
> a gordura se torna uma boa fonte de energia; ela contém duas vezes mais calorias por grama do que os carboidratos ou as proteínas; o organismo pode queimar gordura como combustível, quando necessário.

4- Vitaminas: O nosso corpo necessita de 13 vitaminas diferentes:
> Vitamina A (solúvel em gordura, retinol) presente em alimentos que contêm beta-caroteno.
cenoura, espinafre, batata doce, abóbora, entre outros.
> Vitamina B (solúvel em água, várias vitaminas específicas no complexo)
- B1(tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B12 (cianocobalamina), ácido fólico.
> Vitamina C (solúvel em água, ácido ascórbico)
> Vitamina D (solúvel em gordura, calciferol)
> Vitamina E (solúvel em gordura, tocoferol)
> Vitamina K (solúvel em gordura, menaquinona)
> Ácido pantotênico solúvel em água)
> Biotina (solúvel em água)
Na maioria dos casos, a falta de alguma dessas vitaminas causa graves doenças.  Uma dieta de alimentos frescos e naturais, geralmente, fornecem todas as vitaminas que o nosso organismo necessita.

5- Minerais: Os minerais são elementos que nosso organismo devem ter para criar moléculas específicas necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo.
São eles: cálcio, cloro, cromo, cobre, flúor, iodo, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio, zinco.  Além desses, precisamos de outros minerais também, mas são fornecidos pelas moléculas que os usam.  por exemplo, o enxofre é encontrado no aminoácido metionina e o cobalto é parte da vitamina B12.
Uma boa alimentação variada fornece todos os minerais.

6- Água: Por estarmos perdendo água constantemente através da urina, na respiração e pela transpiração, necessitamos recuperá-la. Afinal, como vimos, muitas vitaminas são solúveis em água.  A outra razão é que nossa pele está em constante renovação celular.  Se estivermos trabalhando e suando muito, a perda então, é bem maior.
Devemos tomar, pelo menos, 1134 mL por dia na forma de alimentos úmidos e líquidos.  No calor ou quando estamos exercitando, nosso corpo precisa duas vezes mais que essa quantidade.  Muitos alimentos contêm uma surpreendente quantidade de água, especialmente as frutas.  Água pura e bebidas fornecem o restante.

7- Fibras: São substâncias componentes dos tecidos vegetais que não constituem fonte de energia, porque não podem ser hidrolizadas por enzimas do intestino humano.
As fibras alimentares desempenham importantes papéis na proteção da saúde humana.  Além de proporcionarem aumento do volume fecal e controle sobre o trânsito intestinal, seu consumo adequado vem sendo associado à prevenção e também no tratamento de várias patologias, tais como obesidade, diabetes, dislipidemia, obstipação intestinal, diverticulite e outras. 
Assim, como diferentes vitaminas exercem funções específicas em nosso organismo, os vários componentes das fibras alimentares produzem diferentes respostas fisiológicas que estão relacionadas às propriedades físico-químicas destes integrantes:
a) Celulose: está presente nas frutas (polpa e casca), nas hortaliças (hastes e folhas), nos legumes e cereais.
b) Hemicelulose: é utilizada como laxante e na produção de alimentos de baixas calorias, em virtude de sua capacidade de produzir volumes e sensação de saciedade.
c)  Lignina: encontrados nas porção lenhosa dos vegetais.
d) Pectina: encontrada em todos os frutos, absorve água em forma de gel; é amplamente utilizada na indústria de alimentos.
e) Gomas e mucilagens: semelhantes à pectina são encontradas nas secreções de vegetais ou sementes.

Mistério: por que algumas pessoas queimam calorias e outras não?
Todo mundo conhece; pessoas invejáveis que não sabem renunciar às sobremesas ricas em calorias porque, apesar de tais excessos, não ganham nenhum grama de peso...E provavelmente nós pertencemos ao outro grupo: ao das pessoas dignas de compaixão, que precisam redobrar seus cuidados, inclusive controlando a quantidade do que comem, porque do contrário pagam um alto preço vendo como dispara o fiel da balança.  De acordo com a voz popular, os primeiros sabem queimar calorias; os demais, não.  Dizendo isso de outra maneira, tais diferenças têm muito a ver com o metabolismo corporal.
Atualmente, conhecemos duas formas de metabolismo energético. Em primeiro lugar, o metabolismo basal, também denominado metabolismo de manutenção ou de repouso, responsável pela produção da energia do corpo, em estado de repouso e numa temperatura corporal de 37º, necessária para a manutenção das funções orgânicas.  Através da alimentação deve-se consumir em média 1.400 - 1.800 kcal como combustível.  No entanto, o metabolismo basal é diferente para cada indivíduo, em função da idade, do sexo, do peso e de outros fatores pessoais e genéticos.
Além dessa energia básica, o organismo necessita de energia adicional para várias atividades que realiza.  Em se tratando de uma atividade ligeira como, por exemplo, o trabalho de escritório, o denominado metabolismo laboral exige por dia uma média de 2.300 - 2.500 kcal.  Em contrapartida, em situações que requerem grandes esforços, com especial desgaste muscular, a cifra pode chegar a duplicar e atingir as 3.500 - 4.000 kcal.  E, sem esquecer que consumimos energia com a digestão ou a regulagem da temperatura corporal (principalmente em dias frios), e também com emoções (estresse, raiva, preocupações, etc.).
Poderíamos então afirmar que, no caso ideal de um nível de energia equilibrado (quer dizer, quando a ingestão e o consumo de energia são mais ou menos equivalentes), o peso corporal se mantêm basicamente constante.  Mas é aqui que entram em jogo as particularidades pessoais.
De fato, se é registrado um superávit no balanço energético, quer dizer, um excesso de energia ingerido, esse é armazenado pelas células do tecido adiposo em forma de "reserva de gordura" para que, em caso de necessidade, o corpo possa recorrer a si próprio para alimentar.  Mas, a curto prazo, uma excessiva reserva de gordura conduz a um aumento de peso, se bem que pesquisas recentes demonstram que um excesso de alimentação constante, em diferentes pessoas, podem ter efeitos muito diversos.
Quando os queimadores de calorias não comem com moderação, seu corpo incrementa a produção de calor e queima em pouco tempo até um terço da energia excedente.  Porém, para os que não queimam calorias, o excesso de alimentos produz outros efeitos: armazenam mais gorduras e aumentam facilmente seu peso.  Outra série de fatores físicos também influi nas oscilações do metabolismo basal.  Este aumenta, por exemplo, em caso de febre, gravidez e de determinas doenças, e, de modo contrário, o estresse produzido pelas mudanças hormonais pode fazê-lo baixar.
Sendo assim, preconiza os estudos em nutrição e dietética que as pessoas devem fazer várias refeições (pelo menos 5x) durante o dia.  Deverá estabelecer critérios, como por exemplo: ingerir pouco volume de alimento cada 3 ou 4 horas durante o período que estiver fazendo qualquer atividade, evitar volumes  exagerados nas principais refeições do dia, como no almoço e jantar. Nos intervalos das principais refeições, frutas ou sucos, gelatinas ou cereais (barras), procurar sempre incrementar as refeições com fibras, o que traria o benefício da saciedade. E, estar atento ao sinais do seu corpo, reforçando as necessidades de nutrientes ao seu organismo, visando seu bem estar e equilíbrio.


Fontes: Curso de Técnico em Nutrição e Dietética - SENAC - SP
           O Maravilhoso Corpo Humano - Seleções do Reader's Digest 
           Como funciona a alimentação - por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil












terça-feira, 10 de julho de 2012

TPM (Tensão Pré-Menstrual): Um problema que aflige milhões de mulheres


TPM

http://www.sabetudo.net/causas-da-tpm.html - ilustração

Apesar do humor da ilustração, levemos a sério esse assunto, motivo de muitas decepções, aborrecimentos, ou falta de esclarecimento presente em todas as relações, pessoais, sociais, de trabalho e conjugais.
Boa parte das mulheres vive um período de grande desconforto e irritação nos dias que antecedem à menstruação.  Se não há como evitar esse período, há uma série de atitudes, a começar pela alimentação, capazes de reduzir e aliviar esses desconfortos. 
Quantas vezes você, mulher, teve a sensação de estar no limite da paciência, podendo "explodir" a qualquer momento por um motivo qualquer.  Quantas vezes você teve a sensação de que toda a energia de seu corpo estivesse se esgotando, dando lugar ao cansaço, à sonolência e à dificuldade de concentração.  Esses e outros sintomas como dores de cabeça, dores na mama, "nas juntas", ganho de peso, a sensação de estar inchada e alterações no apetite são típicas de um problema que aflige milhões de mulheres em todo o mundo nos dias que antecedem a menstruação.  Trata-se da conhecida Tensão Pré-Menstrual, a TPM, que melhora sensivelmente ou desaparece tão logo se inicia a menstruação.
A observação de que as mulheres experimentavam maior incidência de cefaleia (dor de cabeça), queixas somáticas (dores no corpo) e aumento da tensão no período pré-menstrual remonta aos tempos de Hipócrates e da escola da Grécia antiga.  Modernamente, as primeiras descrições do problema apareceram em 1931, época em que se observou que mulheres, na última fase do ciclo menstrual, experimentavam tensão emocional e desconforto físico.
Estudos recentes mostram que 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual e, em 52% delas, os sintomas interferem drasticamente no humor, no comportamento e no organismo. Portanto, é um mal que atinge grande parte da população feminina.
Dados mostram, também, que cerca de 5 a 10% das vítimas enfrentam quadros severos de dores de cabeça e depressão que as obrigam a se afastar do trabalho e do convívio social, podendo, inclusive, acarretar problemas emocionais também no relacionamento conjugal.  Nos casos mais sérios, a doença pode até mesmo levá-las a cometer suicídio.

Quais as principais causas da TPM
Muitos estudos vêm relacionando as principais causas da TPM ao próprio metabolismo de cada mulher aliado às mudanças hormonais a que cada uma está sujeita nessa fase.  As alterações hormonais provocam uma retenção maior de líquidos pelo corpo levando à sensação de inchaço.  Esse edema está presente em todos os órgãos femininos neste período, afetando em muito a função cerebral, devido ao acúmulo de líquidos no tecido neural.  Esse fato provoca alteração do estado emocional tornando a mulher irritadiça, mal-humorada, inquieta e ansiosa.  Todo esse quadro é geralmente percebido pelas pessoas que a cercam.
Esse edema é responsável também pelas dores nas mamas, dores musculares e abdominais, inchaço das mãos e dos pés e alterações no apetite, como um consumo maior de carboidratos, por exemplo. Muitas mulheres nessa fase sentem uma vontade irresistível de comer chocolates e guloseimas, o que só piora o quadro geral, levando a um aumento de peso e dos líquidos corpóreos.

Critérios para diagnosticar a TPM
Apesar de 80% da população geral feminina apresentar sintomas pré-menstruais, apenas 8% costumam satisfazer os critérios de diagnóstico para a Síndrome Pré-Menstrual, conforme a listagem abaixo.
A mulher deve apresentar por 2 ou 3 ciclos menstruais seguidos, 5 ou mais sintomas da lista abaixo na última semana do ciclo, devendo tais sintomas estarem ausentes na pós-menstruação:
1.   Marcante humor depressivo, sentimento de desesperança ou autodepreciativos.
2.   Marcante ansiedade e tensão.
3.   Marcante carência afetiva.
4.   Irritabilidade e/ou agressividade marcantes ou dificuldades de relacionamento pessoal.
5.   Diminuição do interesse por atividades usuais.
6.   Dificuldades de pensamento, memória e concentração.
7.   Cansaço, fadiga e perda de energia.
8.   Alterações do apetite e/ou da aceitação de determinados alimentos.
9.   Alterações do sono (insônia ou hipersonia).
10. Sensação subjetiva de opressão ou de perda de controle.
11. Outros sintomas físicos, tais como turgência nos seios, dor de cabeça, dor muscular, inchaço, ganho de peso.
12. O distúrbio deve interferir marcantemente com a ocupação, atividades sociais e de relacionamento.

O papel da alimentação
Algumas causas ambientais e práticas de vida podem estar relacionadas à TPM.  Entre elas ressalta-se o papel da dieta alimentar.  Alguns alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas da TPM, como é o caso do chocolate, da cafeína e do álcool.  As deficiências de vitamina B6, presentes em alimentos como fígado, nozes, carnes e cereais integrais, e de magnésio, encontrado nas hortaliças de folhas verdes e na soja, também estão sendo consideradas.  Porém, até o momento, o papel desses nutrientes na causa ou no tratamento não têm sido confirmado.
Não há tratamentos oficialmente reconhecidos, o que existem são formas de controle dos sintomas que, em alguns casos, podem ser bastante eficazes, como mudanças na dieta e no estilo de vida, por exemplo.
Vale a pena seguir algumas dessas sugestões: procure aumentar a ingestão de fibras (encontradas em cereais integrais, nas frutas e nas hortaliças), reduza o consumo de gorduras saturadas (gorduras animais) e de carboidratos simples (açúcar e mel principalmente).  Diminua o consumo de sal e de bebidas como café, chá e refrigerantes à base de cola, pois eles contêm substâncias chamadas metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), que são comprovadamente excitantes.  Não abuse de bebidas alcoólicas, pratique exercícios e reflita acerca do que pode estar ocasionando situação de estresse.
Estudos mostram que o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) também pode ajudar a reduzir os desconfortos desta fase.  Uma pesquisa conduzida no Centro Ósseo Metabólico do St. Luke's - Roosevelt Hospital, nos Estados Unidos, avaliou a capacidade do cálcio em aliviar os desconfortos mensais de 466 mulheres com TPM.  As integrantes do grupo que usavam suplementação de cálcio apresentavam uma redução de 54% nas dores e no desconforto, enquanto o grupo controle (sem suplementação) apresentou um aumento de 15%.
Portanto, leite e derivados, verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos, reduzindo os sintomas desconfortáveis da TPM.  Nos casos mais graves, procure acompanhamento médico.

Seguem algumas dicas que ajudam a aliviar os sintomas da TPM:
> Reduzir a ingestão de cafeína e de álcool.  A cafeína contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes, energéticos,  e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional.  O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão;
> Diminuir o sal nos alimentos e evitar o quanto possível alimentos processados e/ou industrializados.  Isso reduz o inchaço causado pela retenção de líquidos no corpo;
> Comer alimentos ricos em cálcio.  Isso vai ajudar a evitar o inchaço e a variação de humor;
> Fazer exercícios aeróbicos.  O exercício ajuda a reduzir cólicas menstruais e melhora o humor.  Ajuda na circulação sanguínea, além disso, liberam-se endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo, que são responsáveis pela sensação de bem estar.  O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar;
> Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais.  Reduz a fadiga e as variações de humor;
> Tomar uma multi-vitamina.  Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhores com o uso de multi-vitaminas;
> Acupuntura.  Tem apresentado muitos benefícios, principalmente na redução do estresse e das cólicas menstruais;
> Ioga, meditação. Ajudam na redução do estresse, diminuindo ansiedade e depressão.
> Evite o fumo.



Fonte: Alimentos Inteligentes { Dra. Jocelem Mastrodi Salgado - Pesquisadora e Profª Titular em Nutrição -  Esalq - USP}